dia 21/06
Max Haitinger
“O Segredo na Educação”
Palestra show,no formato de espetáculo, r ealizada por professores sobre o temas: Educação,aprendizagem, novas teorias aplicadas a educação e o lúdico como fator de aprendizagem.
Valther Maestro
"Como aprender no século XXI: Desafios para a escola na era do conhecimento."
Especialista em Questões Ambientais e Mestre em Geografia Humana, com o tema: Modernização, Reestruturação e Qualidade de Vida.
OFICINAS
Dia/Turno (M ou T)
|
Sinopse da Oficina
|
Prof.
|
Local/Sala
|
Recursos
Equipamentos
|
16/06-M e T
|
Motivação como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem e
sustentabilidade.
Desenvolver noções sobre desenvolvimento interpessoal;
Fases do processo de desenvolvimento Utilizando-se da dinâmica de grupo como
ferramenta da educação e através dos
conceitos de sustentabilidade.
|
Carlos Garcia de Freitas Jr.
|
|
Datashow;som
Sala.
|
16/06-T
|
Qual currículo?Quais saberes
da diversidade?
Entender o currículo centrado na diversidade como uma estratégia de
intervenção no cotidiano escolar visando o respeito, o reconhecimento e a
inclusão das diferenças.
|
Vera Neusa Lopes
|
|
Datashow;som
|
21/06- 18h-
Local:
|
Como aprender no século XXI: Desafios para a escola na era do
conhecimento.
Especialista em Questões
Ambientais e Mestre em Geografia Humana, com o tema: Modernização,
Reestruturação e Qualidade de Vida.
|
Valter Maestro
|
Palestra de encerramento.
|
Data Show;som
|
16/06-M e T
|
“EDUCAR É UMA
ARTE, AMAR FAZ PARTE!”
Especialista em Psicomotricida de Recreador e pesquisador.
Socializar grupos em ambientes diversos, visando descontração.
Vivenciar práticas de jogos da memorização, das habilidades perceptivas e da motivação coletiva. Resgatar tradições das brincadeiras cantadas e de domínio público. |
Roberto Marques Moraes
|
Recursos Materiais (para serem providenciados pela secretaria):
-
01 pacote com
1000 sacos de papel de 1Kg;
-
01 rolo de
papel Kraft;
-
02 Kg de
feijão;
-
500 copos
descartáveis de café;
-
1000 balões
coloridos;
-
1000 canudos de
refrigerante (mais grosso)
|
Recursos Materiais (para cada participante):
- 02 meias-calça finas (usadas)
- 02 caixas de sapato (ou outra qualquer) vazias
- 02 rolos de papel higiênico sem picote
- pincéis atômicos (várias cores)
- roupa colorida como fantasia
- jornais e revistas
- 20 folhas de
sulfite
- 1 vidro de cola
- tinta guache
(várias cores)
- 1 folha de papel crepom (colorido)
|
16/06-T
|
Construindo a escola
inclusiva: Um desafio possível.
Doutora em Educação (UFRGS); Licenciada em Educação Física
(UNISC); Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica de Porto
Alegre (APPOA). Objetivos
da Oficina:Desenvolvimento e aprendizagem: relações e diferenças.
Diagnóstico: entre o ser e o ter; Adaptações curriculares e a
educação...inclusiva?
|
Maira Fabiana Brauner
|
|
|
16/06-M e T
|
É professor de Educação Física, Biólogo,sicomotricista, mestre em
Educação.
A oficina visa possibilitar desenvolvimento da aprendizagem através
do lúdico em diferentes áreas do conhecimento e como instrumento de proteção
ambiental.
|
Marlon Luis Lucchini
|
|
Datashow e som;pátio
|
16/06-M e T
|
A ARTE DE OUVIR E CONTAR
HISTÓRIAS.
Nesta oficina o mestre Griô facilita as vivências e diálogos entre os
participantes por meio de atividades
que envolvam o grupo.
|
Mestre Chico
|
|
Data Show e som
|
16/06-M e T
|
“Histórias Cantadas da Infância”
Busca através
da pesquisa, observação e vivência com as mais variadas fontes, referências
literárias e musicais, nas reflexões do dia a dia, da sua própria infância,
na convivência com os filhos, crianças de escolas ou Mestres da cultura
local, a inspiração para a criação as temáticas.
|
Rodrigo Prates
|
|
Data Show e Som
|
16/06-M e T
|
Hip-Hop: Como prática
pedagógica na escola.
Através de atividades alusivas a cultura Hip Hop oferecer ferramentas
para que essa abordagem se faça presente em sala de aula.
|
White Jay
|
|
Data Show; Som
|
13/06-18h
Local:
|
O SEGREDO NA EDUCAÇÃO
Palestra
show, no formato de espetáculo, realizada por professores sobre os temas:
educação, aprendizagem, novas teorias aplicadas a educação, o lúdico como
fator de aprendizagem expressiva,.passando pelos novos desafios da educação,
em contextos tão modernos e multifacetados.
|
Max Haetinger
|
|
Data show e som
|
16/06-M
|
Prática Educativa com enfoque
na EJA.
Possibilitar a construção teórico - prática,relacionadas aos
processos letramento lógico-matemático e linguístico com vistas a EJA
|
Christiane Martinatti Maia
|
|
Data Show e Som
|
16/06-M
16/06-M
|
Inclusão: Uma ação do
educador.
Propiciar ao educador diferentes formas de incluir.
A educação inclusiva como processo que desafia as práticas de
exclusão.
|
Gilca Maria Lucena Kortmann
Gilberto de lima Garcias
|
A confirmar.
|
Data Show e Som.
Datashow e Som.
|
16/06-M
|
Metodologia Motivacional
Rever paradigmas,conceitos,valores e atitudes oportunizando a
automotivação ,autoconsciência para educar a partir da inteireza do ser.
|
Rosa Quitéria Calheiros de Novais
|
|
Data show e Som
|
16/06-T
|
Tecnologias Educativas (Ed
Moderna)
Mídias, Redes Sociais e Criação de Blogs como recursos didático
pedagógicos.
|
|
A confirmar
|
Ambiente Informatizado.
|
16/06-T
|
Leitura e Letramento (Ed
Moderna)
Abordagem histórica e práticas metodológicas relacionadas as Políticas Públicas com ênfase a não retenção .
|
Paula Cristina Cesar
|
|
Data Show e Som
|
OBSERVAÇÃO:
No
intervalo das oficinas será realizada a
seguinte atividade cultural:
Vivência com
Roda de Jongo- Prof.Vanderley Gomes-
O jongo é uma
dança do tipo geral batuque
angolês, com coreografia de roda, seja de “solista’ ou “par” ao centro, ou em movimento circular, de homens e
mulheres indistintamente.
Envolver os participantes do
Seminário na fruição da Cantoria, dos passos e do giro da dança do Jongo
Nenhum comentário:
Postar um comentário