sábado, 5 de maio de 2012

XXIV Seminário Municipal de Educação-Cachoeirinha-2012

                                                   Palestrantes 
                                                      dia 21/06


Max 
Haitinger

“O Segredo na Educação”


Palestra show,no formato de espetáculo, r
ealizada por professores sobre o temas: Educação,aprendizagem, novas teorias aplicadas a educação e o lúdico como fator de aprendizagem.

Valther Maestro

"Como aprender no século XXI: Desafios para a escola na era do conhecimento."

Especialista em Questões Ambientais e Mestre em Geografia Humana, com o tema: Modernização, Reestruturação e Qualidade de Vida.

                                                                             OFICINAS
Dia/Turno (M ou T)
Sinopse da Oficina
Prof.
Local/Sala
Recursos
Equipamentos
16/06-M e T
Motivação como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem e sustentabilidade.

Desenvolver  noções sobre desenvolvimento interpessoal; Fases do processo de desenvolvimento Utilizando-se da dinâmica de grupo como ferramenta da educação  e através dos conceitos de sustentabilidade.
Carlos Garcia de Freitas Jr.

Datashow;som
Sala.
16/06-T
Qual currículo?Quais saberes da diversidade?
Entender o currículo centrado na diversidade como uma estratégia de intervenção no cotidiano escolar visando o respeito, o reconhecimento e a inclusão das diferenças.
Vera Neusa Lopes

Datashow;som
21/06- 18h-
Local:

Como aprender no século XXI: Desafios para a escola na era do conhecimento.
Especialista em Questões Ambientais e Mestre em Geografia Humana, com o tema: Modernização, Reestruturação e Qualidade de Vida.

Valter Maestro
Palestra de encerramento.
Data Show;som
16/06-M e T
“EDUCAR É UMA ARTE, AMAR FAZ PARTE!”
Especialista em Psicomotricida de Recreador e pesquisador.
Socializar grupos em ambientes diversos, visando descontração.
Vivenciar práticas de jogos da memorização, das habilidades perceptivas e da motivação coletiva.
Resgatar tradições das brincadeiras cantadas e de domínio público.


Roberto Marques Moraes
Recursos Materiais (para serem providenciados pela secretaria):

-          01 pacote com 1000 sacos de papel de 1Kg;
-          01 rolo de papel Kraft;
-          02 Kg de feijão;
-          500 copos descartáveis de café;
-          1000 balões coloridos;
-          1000 canudos de refrigerante (mais grosso)


Recursos Materiais (para cada participante):
- 02 meias-calça finas (usadas)
- 02 caixas de sapato (ou outra qualquer) vazias
- 02 rolos de papel higiênico sem picote
- pincéis atômicos (várias cores)
- roupa colorida como fantasia
- jornais e revistas
-  20 folhas de sulfite
-  1 vidro de cola
-  tinta guache (várias cores)
- 1 folha de papel crepom (colorido)

16/06-T
Construindo a escola inclusiva: Um desafio possível.
Doutora em Educação (UFRGS); Licenciada em Educação Física (UNISC); Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).  Objetivos da Oficina:Desenvolvimento e aprendizagem: relações e diferenças. Diagnóstico: entre o ser e o ter; Adaptações curriculares e a educação...inclusiva?

Maira Fabiana Brauner


16/06-M e T
É professor de Educação Física, Biólogo,sicomotricista, mestre em Educação.
A oficina visa possibilitar desenvolvimento da aprendizagem através do lúdico em diferentes áreas do conhecimento e como instrumento de proteção ambiental.

Marlon Luis Lucchini

Datashow e som;pátio
16/06-M e T
A ARTE DE OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS.


Nesta oficina o mestre Griô facilita as vivências e diálogos entre os participantes por meio de atividades  que envolvam o grupo.
Mestre Chico

Data Show e som
16/06-M e T
“Histórias Cantadas da Infância”
Busca através da pesquisa, observação e vivência com as mais variadas fontes, referências literárias e musicais, nas reflexões do dia a dia, da sua própria infância, na convivência com os filhos, crianças de escolas ou Mestres da cultura local, a inspiração para a criação as temáticas.
Rodrigo Prates

Data Show e Som
16/06-M e T
Hip-Hop: Como prática pedagógica na escola.

Através de atividades alusivas a cultura Hip Hop oferecer ferramentas para que essa abordagem se faça presente em sala de aula.

White Jay

Data Show; Som
13/06-18h
Local:
O SEGREDO NA EDUCAÇÃO
Palestra show, no formato de espetáculo, realizada por professores sobre os temas: educação, aprendizagem, novas teorias aplicadas a educação, o lúdico como fator de aprendizagem expressiva,.passando pelos novos desafios da educação, em contextos tão modernos e multifacetados.

Max Haetinger

Data show e som
16/06-M
Prática Educativa com enfoque na EJA.
Possibilitar a construção teórico - prática,relacionadas aos processos letramento lógico-matemático e linguístico com vistas a EJA

Christiane Martinatti Maia


Data Show e Som
16/06-M





16/06-M     
Inclusão: Uma ação do educador.
Propiciar ao educador diferentes formas de incluir.

A educação inclusiva como      processo que desafia as práticas de exclusão.
Gilca Maria Lucena Kortmann

Gilberto de lima Garcias





A confirmar.
Data Show e Som.



Datashow e Som.
16/06-M
Metodologia Motivacional
Rever paradigmas,conceitos,valores e atitudes oportunizando a automotivação ,autoconsciência para educar a partir da inteireza do ser.
Rosa Quitéria Calheiros de Novais

Data show e Som
16/06-T
Tecnologias Educativas (Ed Moderna)
Mídias, Redes Sociais e Criação de Blogs como recursos didático pedagógicos.


A confirmar
Ambiente Informatizado.
16/06-T
Leitura e Letramento (Ed Moderna)
Abordagem histórica e práticas metodológicas relacionadas  as Políticas Públicas  com ênfase a não retenção .
Paula Cristina Cesar

Data Show e Som

OBSERVAÇÃO:


              No intervalo das oficinas será  realizada a seguinte atividade cultural:

                               Vivência com Roda de Jongo- Prof.Vanderley Gomes-



O jongo é uma dança do tipo geral batuque angolês, com coreografia de roda, seja de “solista’ ou “par” ao centro, ou em movimento circular, de homens e mulheres indistintamente.

Envolver os participantes do Seminário na fruição da Cantoria, dos passos e do giro da dança do Jongo








Nenhum comentário:

Postar um comentário